As 10 práticas abusivas que fazem os clientes fugirem da sua loja
Empurrar seus produtos com insistência para o cliente ou tentar sempre
vender o que é mais caro pode ser um tiro no pé. Em vez de aumentar suas
vendas, você acaba perdendo consumidores por falta de bom senso.
No Dia do Consumidor, EXAME.com mostra 10 práticas abusivas que afastam
os clientes da sua loja. Várias delas ferem o Código de Defesa do Consumidor,
outras simplesmente impedem que você crie uma relação de fidelidade. Confira o
que você não deve fazer na sua loja:
1) Insistir demais para o cliente comprar
Toda vez que você precisa convencer o outro a comprar, está abusando do
consumidor. Ao dizer que uma roupa combinou perfeitamente com o cliente, por
exemplo, você invade sua privacidade e extrapola o bom senso.
“O bom vendedor deixa o cliente à vontade para comprar. Ele apenas
informa sobre o produto, mas não força a venda”, aponta o professor Marco
Aurélio de Sá Ribeiro, gerente nacional de empreendedorismo e
internacionalização do Ibmec.
2) Tratar o cliente mal porque ele não levou o produto.
Em vez de tratar mal o cliente porque ele não levou seu produto,
aproveite esse momento para entender o que falta na loja e dialogar com o
consumidor. “A palavra-chave é relacionamento. Se você atende bem, as pessoas
voltam depois”, orienta Ribeiro.
3) Empurrar o produto mais caro
Se a loja está em promoção, priorize mostrar aos clientes os produtos
com desconto. Além disso, deixe claro onde estão as peças promocionais.
4) Conhecer menos que o cliente sobre o produto
É comum clientes estarem mais informados sobre produtos do que os
próprios vendedores, mas isso é um erro. “A empresa precisa de
momentos para reunir a equipe e mostrar as necessidades seus produtos resolvem.
Se não, os vendedores deixam passar oportunidades”, explica o diretor do
Instituto Brasileiro de Vendas (IBVendas), Carlos Cruz.
5) Tratar com descaso quem troca produtos
A troca pode ser uma oportunidade para encantar o cliente e atender suas
expectativas. “O lojista tem que se dar conta que o pós-venda é, na verdade, a
pré-venda de uma próxima vez”, lembra Cruz.
6) Cobrar preço diferente do anunciado
Se o preço no site ou na loja estiver diferente do anunciado na
propaganda ou na etiqueta, saiba que o consumidor tem direito de pagar pelo
preço menor – e não adianta bater o pé. A razão está com o consumidor mesmo
quando há um erro de sistema.
No Google Adwords, por exemplo, se qualquer preço ou condição estiver
diferente do prometido, o anunciante é suspenso ou banido, se for reincidente.
“Tudo que o anunciante vender no anúncio precisa ser cumprido no site”,
ressalta o head de varejo do Google,
Rodrigo Rodrigues.
7) Recusar a venda para clientes não cadastrados
Se o consumidor se recusar a fornecer dados para o seu cadastro na hora
da compra, jamais se recuse a vender. “Não faz sentido exigir um monte de dados
que não têm nada a ver com o produto”, orienta a presidente do Instituto
Brasileiro de Politica e Direito do Consumidor (Brasilcon), Amanda Flávio.
8) Não trocar o produto com defeito ou comprado na internet
O Código de Defesa do Consumidor garante o direito de arrependimento
para quem compra produtos à distância, pelo telefone ou online. O lojista é
obrigado a trocar o produto até sete dias depois da entrega.
Já se o produto veio com defeito, comprado online ou na loja
física, a empresa é obrigada a trocá-lo em até 30 dias após a compra. Não vale
criar qualquer tipo de dificuldade para o cliente.
Fora dessas situações, ao contrário do que muita gente pensa, os
lojistas não são obrigados a trocar o produto. Mas é de bom tom, segundo
especialistas.
9) Praticar venda casada
É proibido condicionar a compra de um produto à de outro ou à
contratação de um serviço. Se você tem uma loja de cortinas, por exemplo, não
pode exigir que a instalação seja feita por você, a não ser que não cobre por
isso.
10) Ignorar o consumidor em seus canais de atendimento
Sempre mantenha um e-mail e um telefone disponíveis para prestar
esclarecimentos ou ouvir reclamações dos clientes. Mas não basta apenas ter
esses canais ou dar sempre uma resposta padrão. Atenda à demanda do seu cliente.
Fonte: http://exame.abril.com.br/pme/10-praticas-abusivas-que-fazem-os-clientes-fugirem-da-sua-loja/
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