O pedido demorou demais no
restaurante. Posso deixar de pagar?
Veja o que fazer nessa e em outras situações de
práticas abusivas comuns
Não é só criança. Você também fica bravo
quando está roxo de fome e nada do prato chegar no restaurante. Já reclamou e
não adiantou? Saiba que tem todo o direito de ir embora se o seu pedido demorar
demais para chegar.
Você só é
responsável por pagar o que consumiu. Se o prato ainda não veio, mesmo depois de questionar o
garçom, você pode ir embora sem pagar (...).
Só vá embora sem pagar se o prato demorar mais
do que o prometido e, é claro, se optar por não consumi-lo. “Explique com
calma, sem brigar, que você foi mal informado sobre o tempo de espera e que a
prestação do serviço não foi cumprida, por isso está indo embora”, orienta o
advogado.
Outras práticas
abusivas
Essa é uma entre várias práticas abusivas
comuns em restaurantes. Os estabelecimentos não podem, por exemplo, se negar a
dividir um prato entre duas pessoas, nem cobrar taxa por desperdício.
“Nesse caso, o restaurante pode adotar alguma
política de incentivo para quem não desperdiçar, mas não cobrar por algo que o
consumidor já pagou”, explica o advogado do Idec.
Se a comida vier com cabelo, bicho, sabor ou
cheiro estranho, o consumidor pode exigir um novo prato ou se recusar a pagar,
não importa a quantidade já consumida. Nesse caso, além de reclamar no
estabelecimento ou nas redes sociais, é importante formalizar a denúncia no
órgão de vigilância sanitária do município.
Em pizzarias, depois que o Procon vetou a
cobrança de pizza de dois sabores com preço da mais cara, o Idec passou a
recomendar que os consumidores exijam a cobrança proporcional do valor. No
entanto, cada estabelecimento é livre para determinar o seu preço.
Fonte: Exame
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